Em mês de conscientização ao combate a violência contra idosos, COMIMU planeja ações para esclarecimentos à população

 

Ações ou omissões cometidas que gerem prejuízos a integridade física e emocional, impedindo o desempenho do seu papel social são caracterizados como violência contra o idoso pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Essa realidade tem se tornado cada dia mais presente no Brasil. Segundo dados do Disque 100, principal canal de denúncia, mais da metade das notificações de violência contra idosos apontam que os episódios acontecem no ambiente doméstico da vítima, com suspeita, em grande parte, de serem cometidos por filhos e netos.

Por isso, é tão importante promover ações de conscientização ao combate a violência contra idosos. Cientes disso, o Comimu em reunião ordinária do mês de junho, decidirá trabalhos de esclarecimento e apoio para a população idosa de Muriaé. Além disso, as redes sociais e o site trarão conteúdos importantes, alusivos ao junho violeta, durante todo o mês.

 

Você sabe identificar um episódio de violência? Conheça algumas situações:

• Violência psicológica contra pessoa idosa é crime: gritar, xingar, discriminar, menosprezar, agir com preconceito ou humilhar levam a pessoa idosa à tristeza e consequentemente à depressão.

• Abandono de pessoas idosas também é crime: todos nós temos histórias de vida próprias e trajetórias singulares que criam nossa identidade. Com os idosos não é diferente. Mas, muitas vezes, eles são privados do convívio com a família. Seja pelo descaso proposital, seja por ser forçado a ir para uma instituição ou casa de repouso.

• Abuso econômico de pessoas idosas é crime: administrar as finanças na velhice pode ser uma dificuldade, sobretudo dentro de casa. Mais da metade dos crimes de abuso econômico de idosos envolve os parentes mais próximos, como filhos, netos e sobrinhos que se apropriam dos recursos e bens por meio de intimidação ou mesmo sem consentimento.

Identificadas uma dessas situações, não se cale: Denuncie!

As denúncias de violência contra a pessoa idosa podem ser feitas pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos). O atendimento é realizado diariamente, 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana.

Deixe um comentário